sexta-feira, 5 de março de 2010

A Arte de Fazer Cerveja

Tomar cerveja pilsen em um dia quente é uma delicia. Degustar cervejas "mais elaboradas" qualquer dia é melhor ainda, mas o maior prazer está em fazer uma dessas cervejas mais elaboradas.

A moagem do malte é um pouco trabalhosa, mas o cheiro que esse grão exala na hora da brassagem é irresistível. E o cheiro que o lúpulo exala na fervura então? Delicioso!
O que me impressionou, logo de início, foi a capacidade de se multiplicar das leveduras. 11 gramas se transformam em meio quilo em dias. Por isso, podem ficar tranqüilos que a cerveja não engorda (tanto), são as leveduras que consomem quase todo o carboidrato contido no mosto e o transformam na cerveja que tanto gostamos.

O mais engraçado e contar a alguém que fazemos cerveja. As reações são sempre parecidas: "Cerveja???? Mas como????".
As pessoas não imaginam como é simples fazer uma cerveja boa, em casa. Claro que para comercialização ou campeonatos o negócio é mais complicado, mas quem quer fazer como hobby não precisa de um investimento exorbitante.
Esse namoro já vai fazer um ano, e os frutos gerados por ele já foram degustados por inúmeros amigos e parentes, o que nos rendeu muitos elogios.
Postaremos aqui, nesse blog, todas nossas receitas e nosso dia-dia cervejeiro.

Ricardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário