segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Boa leitura

Galera,

Depois de um bom tempo sem postar nada, mais precisamente 5 meses de correria total tocando outros projetos não menos importantes que a cerveja, voltei a investir no meu conhecimento cervejeiro e venho postar sobre um livro que tenho lido e gostado muito. The Complete joy of Homebrewing 3 edição de Charlie Papazian.



Apesar de escrito em inglês, obviamente (não conheço versão em português), é um livro de fácil leitura em que o autor, entre um "Relax, have a homebrew" e outro te prende facilmente.
O livro é composto por quase 400 páginas, sendo dividido em basicamente 3 partes: Homebrew para Iniciantes, Intermediário e Avançado.
Para quem tem uma pequena noção do que é homebrew eu sugiro pular direto para a segunda parte, a intermediária, porque a primera parte é muito básica e não trata do homebrew "all grain"(feito com grãos de malte e não com o xarope de malte industrializado).

A segunda parte, a parte intermediária, também não fala do homebrew "all grain", mas dá uma boa explicação de outros processos, como por exemplo a fermentação, fala muito de 3 dos 4 elementos básicos utilizados em uma cerveja (malte, lúpulo e levedura) e fala também de alguns adjuntos e muita coisa que não temos no Brasil e que não é determinante para uma boa cerveja. Por isso é leitura indispensável para quem quer ler a terceira e última parte, Homebrew avançado.

A última parte do livro é, sem dúvida, a mais interessante, por se tratar do homebrew brasileiro, o "all grain" homebrew. Nela, temos a explicação do processo que pra mim é o mais importante e determinante no processo de fabricação de uma cerveja, a brassagem.
O autor cita os tipos de grão usados em uma brassagem, os tipos de enzimas presentes, a vantagem de se utilizar grãos modificados, minerais importantes e que devem estar presentes num processo de brassagem, mais adjuntos que podem ser usados em uma cerveja (inclusive a tapioca) e outras coisas de suma importância. Nessa parte, há um capítulo exclusivo para água, provando que é um item de extrema importância mas que um cervejeiro "intermediário" não precisa se preocupar tanto.

Muito do conhecimento adquirido já está sendo usado em uma apostila para homebrewers que estou desenvolvendo.
Altamente recomendado para todos que querem aperfeiçoar o conhecimento cervejeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário