quinta-feira, 27 de maio de 2010

Novas Calculadoras

Apesar de Biomédico, nos últimos tempos tenho me dedicado muito à programação de computadores, além da cerveja.

Descobri nessa área um universo fantástico onde posso unir todas as coisas que eu mais gosto (área da saúde, cerveja, além da própria programação).
Como vocês podem ver, os meus primeiros passos já começaram a surgir aqui mesmo no blog. No menu ao lado eu disponibilizei algumas ferramentas para Home Brewers como a calculadora da gravidade inicial do mosto, a calculadora do teor alcoólico da cerveja que mostra o teor de álcool tanto por peso como por volume, e a calculadora de IBU que calcula tanto pela fórmula de Glenn Tinseth (GT) como pela fórmula de Jackie Rager (JR).

Pesquisei bastante as ferramentas utilizadas hoje em dia, alguns artigos de diversos pesquisadores e também a calculadora do Ricardo Rosa que, diga-se de passagem, está muito boa!

Para usar a calculadora da Gravidade, é necessário conhecer o malte que você está utilizando na sua brassagem. Normalmente é fácil conseguir os dados de cada malte com a importadora ou distribuidora, como o que consegui abaixo.



Dos dados mais técnicos, são necessários três: A porcentagem de extrato fino, a relação entre os extratos(fino e grosso) e a umidade presente no grão (lembre-se de colocar todos em porcentagem). Os outros dados são mais variáveis como, por exemplo, a quantidade de malte a ser utilizada(em kilograma), o volume final(em litros) e a eficiência da moagem e brassagem(em %). Não que os dados técnicos de cada grão sejam fixos. Muito pelo contrário, podem variar muito pouco de safra pra safra ou de malteação para malteação.
No exemplo do malte pilsen mostrado na imagem, a porcentagem de extrato fino seria de 81,5%, 1,5% de relação entre os extratos e 4,2% de umidade.

A calculadora de teor alcoólico não tem segredo. Basta colocar os valores obtidos da sua densidade inicial e final. Você pode usar até a gravidade inicial obtida na calculadora citada acima. Lembrando que todos os resultados finais sempre sairão nos campos com a borda vermelha de suas respectivas calculadoras.

A calculadora do IBU foi a que mais me deu dor de cabeça para fazer. Não pelos cálculos ou parte lógica, me deu trabalho mais pela parte gráfica que é interpretada de forma diferente entre os diferentes navegadores, tanto que ainda não consegui configurá-la quando acessada pelo Google Chrome pois acabei dando prioridade aos navegadores mais utilizados (IE e Firefox) que juntos dominam mais de 80% do mercado. É uma calculadora que também não tem muito segredo. Basta saber qual a porcentagem de ácidos alfa presentes (o que também varia muito pouco de safra para safra) e que também é facilmente adquirido com o fornecedor, a quantidade de lúpulo usada(em gramas), o tempo que o lúpulo foi submetido à fervura(em minutos), o volume final da cerveja(em litros) e a gravidade inicial do mosto na fervura. Para os campos de ácidos alfa, lúpulo e tempo de fervura, coloquei um campo a mais para uma possível segunda lúpulagem. Convenhamos que difícil é ter somente uma lupulagem, mas outro problema é que não cabe um terceiro campo, mas vocês podem somar os valores obtidos para chegar ao resultado final.

Espero ter sido claro nesse pequeno explicativo das novas ferramentas do blog e também espero algumas sugestões de melhoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário